Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

(11) 3255 2887
(11) 3672 2450

01banner 02banner 03banner 04banner 05banner 06banner

Estilo WADO-KAI

mestre hironori otsukaMestre Hironori Otsuka, fundador do estilo Wadô, nasceu em 1° de Junho de 1892 em Ibaragi, Japão Aos seis anos de idade começou a treinar jiu-jutsu sob a orientação do Mestre Tatsusaburo Nakayama, do estilo Shínto Yoshin Ryu e aos 29 anos é graduado mestre e escolhido para ser seu sucessor.

No ano seguinte iniciou na prática do karatê e especializou-se no tratamento de fraturas. Em 1934 funda a Wadô Ryu Karatê Jutsu e a Wadô Ryu Jutsu Kempô.

Seis anos mais tarde, em 1940 acrescentou à suas criações o Karatê Wadô Ryu, primeiro estilo verdadeiramente japonês, fundando a organização Wadô-kai.

Wadô significa, em tradução literal para o português, "(dô) caminho e (wa) da paz e harmonia".  (kai = organização), com o objetivo de consolidar as diretrizes e garantir a padronização das técnicas do Wadô-ryu (ryu = estilo).

O estilo Wadô de Karatê se diferencia dos demais pela utilização de técnicas de esquiva (sabaki e nagashi), projeção (nagewaza) muito comuns no Judô, no Aikidô e no Jiu-Jitsu e movimentação/troca de guarda (ten-i, ten-tai e ten-gui). Isso se deve ao fato de Mestre Otsuka ter se graduado em Judô e Kendô.

No Karatê Wadô, as técnicas de defesa (ukewaza) são fortemente baseadas na esquiva e na movimentação de quadril, em detrimento dos bloqueios simples feitos com os braços e as mãos. Já o ataque é lançado quase simultaneamente à defesa, visando aproveitar ao máximo a força usada pelo adversário na agressão.

Um dos princípios da Wadô é obter o máximo de eficiência com o mínimo gasto de energia.

Entre outras inovações, criou o Jiu-Kumitê (combate-livre), através do estabelecimento de métodos de aplicação da técnica aprendida no treino formal em situações de luta bastante próxima do real. Por suas contribuições às artes marciais foi condecorado pelo governo japonês, com a quinta ordem do mérito (cordão do sol nascente) e a Federação Internacional de artes Marciais concedeu-lhe o Décimo Dan em karatê-dô, status até então atingido por Kyuzo Mifune em judô e Hakudo Nakayama em Kendô.

Outro diferencial marcante do Karatê Wadô é a prática do Yakussoku Kumitê (luta combinada): técnica de simulação exclusiva do estilo que permite aos lutadores o treino de situações de projeção, esquiva, imobilização, finalização, defesa, ataque e contra-ataque.

O grande mestre Hironori Otsuka faleceu à 29/01/82 aos 90 anos de idade quando ainda praticava e ensinava o seu belo e popular estilo, já difundido em todo o mundo, principalmente entre os estudantes universitários.

Ações do documento
 

Acesso para Associados

Esqueceu sua senha?
Cadastre-se
Filiada

Todos os Direitos Reservados © 2009 Higashi Wadô-kai

Desenvolvido por Produção: TN - Tecnologia para seus Negócios